Israel não respeita decisão do Tribunal de Haia

02/10/2010 13:48

 Israel não respeita decisão do Tribunal de Haia

 

O Tribunal Internacional de Justiça de Haia determinou em 2004 que "os assentamentos israelenses nos Territórios Palestinos Ocupados, incluindo Jerusalém Oriental, são ilegais e um obstáculo à paz e ao desenvolvimento econômico e social."

Ignorando as violações central jurídico da indústria do estabelecimento em si, em lugar de grande inquietação sobre a teatralidade distorcida e ineficaz de moratória. Netanyahu está permitindo palestinos assistirem incessantemente suas terras serem anexas à crescente blocos de assentamentos.

Os americanos, táticas da linha soft, exortando Israel a interromper o crescimento novo - em vez de exigir o desmantelamento de centenas de colônias de povoamento ilegal como um movimento de fundo para a justiça duradoura na região - esconde a realidade angustiante do projeto colonialista de Israel e garante futuro falhas de negociação.

Israel tem usado eficazmente o problema moratória para desviar a atenção a sua criação desenfreada de irreparável "fatos no terreno" - como a continuação das demolições de casas palestinas na Cisjordânia, Jerusalém Oriental e no interior do próprio Estado, no Neguev, a incessante concessão de autorização para colonos judeus armados assumam de forma violenta casas palestinas em bairros de Jerusalém, e o cerco contínuo e bloqueio contra os palestinos selado dentro da Faixa de Gaza.

Enquanto isso, Shadi Fuwaghara, sua família, as crianças e os anciãos em sua pequena aldeia de Wadi Rahaal estão observando atentamente tratores em Efrat chegada de combustível, e preparando para o pior, mas o reforço da determinação da comunidade para não perder a esperança.

"Você pode ver o que está acontecendo aqui", disse ele. "Em breve, estaremos cercados por todos os lados os assentamentos. Então nós cultivamos a terra. Temos reuniões e protestos. Nós lutamos para ficar aqui. "

 

Fonte Al Jazeera.

Obs: Nora Barrows-Friedman é um jornalista freelance baseado atualmente na Cisjordânia, antigamente ela era um produtor sênior de um dos shows de rádio de Pacifica capitânia, Flashpoints. As opiniões expressas neste artigo são do próprio autor e não refletem necessariamente a política editorial da Al Jazeera.

 

 

 

 

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode