Medicos pedem socorro

02/10/2011 17:59

No Bahrain 20 medicos foram condenados, neste sabado dia 01 de setembro de 2011, ha 15 anos de prisao. Seus unico crime foi dar atendimento medico de emergencia aos feridos no confronto entre a populacao xiita e tropas do governo sunita apoiadas pelo exercito saudita. A acusacao eh de ter dado abrigo a rebeldes xiitas.

Dr. Ghassan Dhaif recebeu uma sentenca de 15 anos,  e sua mulher Dra. Zahra al- Sammak, de 5 anos de reclusao respectivamente. Eles trabalhavam no Hospital Salmaniyah ha mais de 20 anos. Tem 3 filhos menores que serao separados, e sua familia destruida. Todos os medicos e enfermeiras se declaram inocentes de tais acusacoes.

A quastao eh saber por que uma pena tao severa foi imputada a estes medicos que so estavam cumprindo seu dever humanitario de atender feridos que chegavam ao hospital?

O Bahrain e uma pequena ilha localizada no Golfo Persico rica em gas e petroleo. Sua posicao geografica fica entre o Catar e a Arabia Saudita. La esta localizada a maior frota americana do Oriente Medio. Os Estados Unidos contam com o apoio da monarquia sunita do Emir Salman Ben Hamad Al Khalifa. Tropas sauditas do Rei Faisal dao apoio a monarquia de Manama por que recebem em seu territorio apoio e tropas americanas que invadiram o Iraque nas duas guerras do Golfo e impedem revoltas Wahabitas em seu proprio territorio.

O maior temor eh que a maioria xiita do Bahrain chegue ao poder colocando fim ao governo da monarquia sunita do Emir Hamad, e se aproxime do governo xiita do Iran. Por esta razao qualquer aproximacao com revoltosos da maioria xiita eh considerado pelo governo do Bahrain e dos Estados Unidos uma grave ameaca a estabilidade da regiao.

Fonte: Al Jazeera

OBS: Perdao pela falta de acentos e cedilhas, onde estou nao sao possiveis tais recursos.

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode